domingo, 14 de agosto de 2011

“A vida como ela é...” abre o II Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha

Cinco histórias escritas por Nelson Rodrigues, adaptadas por Luís Artur Nunes, sobre paixões, traições, dramas e tragédias de vidas, abriram oficialmente a programação do II Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha.

A mais recente montagem da Cia. Teatro Sim... Por Que Não?!!!, de Florianópolis – S/C, "A Vida Como Ela É..." mostrou ao público tragicomédias do cotidiano, que colocam no centro da discussão ciúmes e obsessões, dilemas morais, inveja, desejos desgovernados, adultério e sexo. São flashes da vida real através do olhar melodramático do autor.

Cada história explora uma técnica diferente, como o uso de máscaras, ator-narrador, jogo de sombras e silhuetas, formas animadas (o ator manipulado por outro ator, como se fosse um boneco) e quadros vivos. A música também é um elemento bem presente na encenação, com uma função que vai além do que apenas criar o clima. Às vezes é um comentário da ação dramática, outras vezes reforça o efeito cômico da cena.

A estreia do espetáculo foi em junho de 2010, em Florianópolis, com temporadas no Teatro Álvaro de Carvalho e Teatro da UFSC, e tornou-se o maior sucesso de público e crítica do ano, lotando os teatros praticamente todas as noites. A direção é de um dos grandes especialistas na obra rodriguiana, Luís Artur Nunes, gaúcho radicado no eixo Rio de Janeiro-São Paulo.

Elenco promove workshop hoje

O elenco do espetáculo “A vida como ela é...” dará início a uma série de encontros, que os grupos envolvidos na Mostra Nacional irão promover em Itajaí. Neste domingo (14), às 10h, no Hall do Teatro Municipal, a Cia irá abordar todo o processo criativo do espetáculo e irá apresentar ao público, técnicas teatrais utilizadas pelos atores.

Os objetivos dos wokshops são promover o intercâmbio entre os atores e discutir com a comunidade o processo criativo dos espetáculos participantes da Mostra Nacional. Os demais encontros serão sempre realizados um dia após a apresentação, às 10h, no Hall do Teatro (exceto do último grupo), com entrada gratuita.

Ficha técnica do espetáculo "A vida como ela é...":

Texto: Nelson Rodrigues
Adaptação: Luís Artur Nunes
Direção: Luís Artur Nunes
Diretor Assistente: José Ronaldo Faleiro
Elenco: Ana Paula Possapp, Berna Sant’Anna, Leon De Paula, Mariana Cândido, Nazareno Pereira, Sérgio P. Cândido e Valdir Silva
Cenário: Fernando Marés
Criação e Produção de Figurinos: Luiz Fernando Pereira (LF)
Iluminação: Luis Carlos Nem
Trilha Sonora: Luís Artur Nunes
Silhuetas de Sombra: Cesar Rossi
Máscaras de látex: Sérgio Tastaldi
Máscaras de papel machê: Júlio Maurício
Operador de som: Marcos Paulo Pacheco
Montagem de iluminação: Rogaciano Rodrigues
Operador de iluminação: Bruno Cândido
Técnico de iluminação de sombras: Sérgio P. Cândido
Duração: 75m
Classificação etária: 14 anos

Nenhum comentário: