sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Estão à venda os ingressos do II Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha


Nesta terça-feira (2) iniciaram as vendas dos ingressos para os espetáculos do II Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha. Os bilhetes podem ser adquiridos no valor de R$6,00 (inteira) e R$3,00 (meia entrada para estudantes e terceira idade), na bilheteria do Teatro Municipal de Itajaí, das 13 às 19h. Vale ressaltar que algumas peças têm entrada gratuita.

Entre os dias 13 e 21 de agosto, Itajaí irá se tornar a capital do Teatro em Santa Catarina. Dez grupos teatrais de Itajaí irão se apresentar na Mostra Local e oito grupos de São Paulo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Ceará e Rio de Janeiro se apresentam na Mostra Nacional. A comissão curadora primou pela qualidade nas atrações nacionais, trazendo para o município, alguns dos nomes mais expressivos da produção teatral contemporânea.

Teatreiros da região e o público em geral, além de assistirem aos 18 espetáculos do Festival, poderão participar de workshops, ministrados pelos atores envolvidos na Mostra Nacional, onde abordarão seus processos criativos, oferecendo à comunidade o contato com realidades/modos de produção teatral desenvolvidos em todo o Brasil. O público também poderá participar de uma mesa redonda sobre a produção teatral, com os grupos locais.

Nesta edição, dois críticos, Humberto Giancristofaro e Lucianno Maza, do Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente, farão uma avaliação de cada espetáculo, que será disponibilizada ao público e a imprensa. Prática, que de acordo com a diretora do Teatro Municipal, Denise da Luz, tem sido comum nos Festivais.“A classe teatral solicitou esta crítica para refletir sobre a sua produção e o teatro como um todo, é como se as avaliações tivessem uma função pedagógica”.

O II Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha também irá aproximar a classe artística local com a nacional. Foram contratadas dez pessoas, que têm algum vínculo com a classe teatral de Itajaí, para serem os guias dos grupos de fora. Estes monitores, que foram apelidados de anjos, irão receber os artistas no aeroporto, acompanhá-los até o hotel, na montagem de cenário, no workshop enfim, estarão durante três dias em função dos atores. “Esta é uma oportunidade da classe local conhecer como é o dia a dia dos atores em um Festival e de trocarem informações, é um verdadeiro intercâmbio”, completa Denise.

A primeira edição do festival foi intitulada como I Festival Brasileiro de Teatro. Neste ano, agregou-se o nome Toni Cunhaem homenagem póstuma a um dos grandes agitadores culturais da cidade, que com seu espírito alegre e tom conciliador, agregou vários artistas e fomentou a atividade cultural de Itajaí. As ações de Toni impulsionaram muitos artistas da cidade.

A cobertura do evento, programação, currículo dos críticos, curadores, ficha técnica e outras informações pertinentes ao II Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha, podem ser conferidas aqui no blog.

Confira os espetáculos e grupos que estarão presentes no Festival:

Mostra Nacional:
A Vida Como Ela É... – Teatro Sim...Por Que Não?!!!/ SC
À Meia-Noite Um Solo de Sax na Minha Cabeça - À Meia-Noite Um Solo de Sax na Minha Cabeça/ SP
Meire Love – Grupo Bagaceira de Teatro/ CE
É Só Uma Formalidade – Grupo Quatroloscinco-Teatro Do Comum/ MG
A Mar Aberto – Coletivo Artístico Atores à Deriva/ RN
Circo do Só êU – Barracão Teatro/ SP
A Aranha Arranha a Jarra a Jarra Arranha o Trava-Língua – Companhia Pop de Teatro Clássico/ RJ
O Caderno da Morte – Cia. Zero Zero de Teatro/ SP

Mostra Local:
Espia Só! – Cia. Andante Produções Artísticas
Rounin – Coletivo Terceira Margem
As Incríveis Histórias de Joe Em: Coragem Pra Quem Tem Medo – Companhia Etc e Tal Artes Cênicas e Manipuladora de Formas
Dois Amores e Um Bicho – Cia. Experimentus Teatrais
Bailei Na Curva – Anchieta Arte Cênica
Noite – Grupo Porto Cênico
Patética – Cálice Expressão de Arte
Papo Reto – Sua Cia de Teatro
Flashes da Vida – Cia Mútua
Aerostato – Ospália

Nenhum comentário: