quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Release: Teatro Municipal de Itajaí inaugura Sala Toni Cunha e abre o Festival Brasileiro de Teatro

O cenário cultural de Itajaí vive um momento ímpar neste sábado, 13 de agosto. A sala de espetáculos do Teatro Municipal será batizada com o mesmo personagem que empresta seu nome ao Festival Brasileiro de Teatro: Toni Cunha. A oficialização do ato, será realizada juntamente da abertura do II Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha, que está marcada para às 20h, do dia 13.

A homenagem não se restringe ao nome. Um painel, com 7 metros de comprimento, com uma imagem grafitada de Toni, está fixado no Hall do Teatro, em forma de homenagem póstuma à um dos grandes lutadores da cultural de Itajaí. “A ideia era batizar o nome do Teatro com o nome do Toni, por motivos adversos não a concretizamos. Nada mais justo inaugurarmos a Sala Toni Cunha”, explica Denise da Luz, diretora do Teatro Municipal de Itajaí.

A obra do artista Adrian Guzman (pseudônimo Make One) e o batismo da sala, apesar de serem homenagens justas, não representam toda a gratidão que o setor cultural sente por Antônio Carlos Cunha. “O cenário artístico, antes do Toni era um, depois do Toni é outro”, sintetiza o diretor e ator, Valentim Schomoller, amigo íntimo de Toni. A amizade dos dois teatreiros iniciou na década de 70 e durou até sua partida, em 2006. “Acompanhei toda a sua trajetória no teatro, que inclusive iniciou comigo, quando éramos coroinhas na igreja. Ele tomou gosto pela coisa e se tornou ator profissional”, conta Valentim.

Filho de Waldemar Cunha e Maria Russi Cunha, Toni foi o terceiro filho do casal. Estudou no Colégio Estadual Victor Meirelles e depois no Nereu Ramos, graduou-se em Letras, foi membro fundador da Academia Itajaiense de Letras, diretor da Casa da Cultural Dide Brandão, trabalhou cerca dez anos na Fundação Cultural de Itajaí, foi o descobridor do poeta Bento Nascimento, entre outras ações.

Entre a classe artística, Toni é sempre lembrado como um facilitador cultural. “Ele dava suporte para os artistas exercerem seu ofício. Tinha uma capacidade muito grande de mobilizar a classe. Conseguia coquetel, combi, cartaz, dava apoio material e psicológico. Difícil encontrar um artista que não teve contato com ele. É uma unanimidade”, destaca Antônio Carlos Floriano, produtor cultural e que conviveu com Toni por mais de 15 anos.

De acordo com Edite Edeltraud Post Alves, diretora da Biblioteca Pública Ivo Silveira, a presença de Toni Cunha era marcada por sua voz forte, como a sua personalidade. “Eu tive o privilégio de trabalhar com Toni e de ser a sua vizinha. Minha família sempre sabia identificar quando Toni estava em casa ou não. Ele era uma pessoa muito carismática, brincalhona e que misturava assunto sério com risada, uma pessoa ímpar” lembra.

Para Guto Dalçoquio, que exerceu o cargo de superintendente da Fundação Cultural, na década de 90, os muitos planos de Toni para o desenvolvimento da cultura estão sempre tão presentes na memória, que é difícil acreditar que ele não está mais por aqui. “Reconhecer, a gente já reconheceu e ele viveu isso. Mas parece que agora fica mais evidente, emociona mais, dar o nome à sala de espetáculos de um Teatro Municipal é muito grande. Isso me faz lembrar da frase que criamos na inauguração do teatro: ‘O espetáculo vai começar’. Peço licença a todos pra mexer no texto: ‘Amigo Toni, é agora que o espetáculo vai começar’”.

2º Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha
A abertura da segunda edição do Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha e a inauguração da sala serão realizadas no sábado, dia 13, às 20h, no Teatro Municipal de Itajaí. Em seguida será apresentado o primeiro espetáculo do evento, "A vida como ela é...", do Grupo Teatro Sim... Por Que Não?!!!, de Florianópolis/SC. A programação segue até o dia 21 de agosto.

Os bilhetes podem ser adquiridos no valor de R$6,00 (inteira) e R$3,00 (meia entrada para estudantes e terceira idade), na bilheteria do Teatro, das 13h às 19h. Vale ressaltar que algumas peças têm entrada gratuita.

A cobertura do evento, programação, currículo dos críticos, curadores, ficha técnica e outras informações pertinentes ao II Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha, podem ser conferidas aqui no blog.

Mais informações:
Diretora do Teatro Municipal de Itajaí
Denise da Luz - (47) 9923-9480 ou (47) 3349-6447

Nenhum comentário: