quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Espetáculos abordam a sociedade contemporânea no II Festival de Teatro

Nesta quarta-feira, dia 17, às 15h, a Mostra local, do II Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha coloca em pauta um debate sobre a violência, a intolerância e o individualismo. Os atores Leandro Magalhães e Marcelo Marquetti, da Sua Cia. de Teatro irão apresentar o espetáculo “Papo Reto”.

A montagem é voltada para o público adolescente e adulto. Serão abordadas questões como o trânsito, bullying, radicalismo, ética e a desigualdade social. De forma divertida, leva a platéia a questionar o quanto o mundo moderno ainda é primitivo, principalmente em situações como, na busca incessante por mais tecnologia, informação e consumismo. Quando as pessoas deixam de lado a amizade, a cidadania, a espontaneidade... Por consequência a falta de humanização, o individualismo, e por fim, irracionalidade.

A Sua Cia. de Teatro iniciou suas atividades em 2007, com os atores Leandro Magalhães e Marcelo Marquetti, dando continuidade ao trabalho já realizado a mais de dez anos no grupo Anchieta. Com o objetivo de formar platéia para o teatro e levar cultura para todos os cantos de Santa Catarina. Atualmente percorrem o estado com a comédia “Na Moral Cada um é cada um”, apresentando em escolas e universidades.

Ficha técnica:
Texto: Marcelo Marquetti e Leandro Magalhães
Direção: Leandro Magalhães
Assistente de direção: Marcelo Marquetti
Elenco: Marcelo Marquetti e Leandro Magalhães
Cenografia: Edson Wesller
Iluminação: Marcelo Marquetti
Operação de luz: O elenco
Trilha sonora original: Marcelo Marquetti
Figurinos: Leandro Magalhães
Duração: 55m
Classificação etária: 12 anos

Mostra Nacional mescla realidade e ficção
Às 20h é a vez do Grupo Quatroloscinco – Teatro do Comum, de Belo Horizonte/MG se apresentar na Mostra Nacional. O espetáculo “É só uma formalidade” revela duas diferentes situações de sucesso e fracasso. As situações se comunicam pela dinâmica do jogo dos atores. A ficção é um pretexto para que os atores joguem com a realidade, compartilhando impressões pessoais, coletivas, reais e inventadas com espectador. Investiga-se linguagens múltiplas de encenação, a proximidade física com a plateia, e a quebra de formalidades do próprio evento teatral.

O espetáculo
Ao receber a notícia da morte do pai, um homem é obrigado a retornar ao seu passado e enfrentar suas próprias frustrações. Enquanto isso, um casal acaba de se mudar e entre caixas, cheiros e um pedido de divórcio velado, a mulher espera que o marido se lembre de mais um aniversário de casamento. Tratadas com ironia e sensibilidade, estas duas situações revelam o vazio e as fragilidades que há por trás dos rituais do mundo civilizado.

O Grupo
Formado em maio de 2007 por atores e estudantes do Curso de Teatro da UFMG, o Quatroloscinco - Teatro do Comum se organizou inicialmente para discutir temas e práticas de criação, com foco sobre o teatro contemporâneo latino-americano. O grupo mantém um trabalho continuado de pesquisa e prática teatral, procurando formas de exercer um tratamento estético-político em suas criações. Prioriza-se a sobriedade de recursos técnicos em prol do aprimoramento das possibilidades do ator e de sua relação com a plateia.

Workshop
O elenco do espetáculo irá realizar seu workshop, na quinta-feira, dia 18, às 10h no Hall do Teatro Municipal de Itajaí. A participação é gratuita.

Ficha técnica:
Direção e dramaturgia: Ítalo Laureano, Marcos Coletta, Rejane Faria e Sérgio Nicácio
Atuação: Assis Benevenuto, Ítalo Laureano, Marcos Coletta e Rejane Faria
Trabalho vocal e corporal: O grupo
Produção: Maria Mourão e grupo
Figurinos: Carloman Bonfim
Cenografia e concepção visual: O grupo
Criação de luz: Marina Arthuzzi
Operação de luz: Milena Pitombo e Marina Arthuzzi
Trilha sonora original: Sérgio Nicácio e Luiz Rocha
Vídeos: Lumiart – comunicação, cultura e entretenimento
Duração: 60m
Classificação etária: 14 anos

Nenhum comentário: