quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Festival de Teatro abre espaço exclusivo para Mostra Local

Nesta quinta-feira, dia 18, o II Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha abre espaço, exclusivo para os talentos locais. Às 19h, o Grupo Porto Cênico apresenta o espetáculo “Noite”. E às 21h, a Cia Experimentus Teatrais encena o espetáculo “Dois amores e um bicho”.



Com a direção de Pépe Sedrez, atuação de Valéria de Oliveira e Roberto Morauer, “Noite” apresenta uma estética diferenciada, trazendo o público ao palco e colocando a platéia feminina e masculina frente a frente. Compondo um público de apenas 120 lugares, sendo 60 espectadores masculinos e 60 femininos.

O espetáculo “Noite” apresenta também uma trilha sonora original composta pelo músico André Ricardo Souza. A peça do escritor e dramaturgo inglês Harold Pinter (Nobel de Literatura), com a tradução de Stephan Baumgarten, trás a tona o cotidiano de dois amantes que entre paixão, empoeiradas emoções e silêncios apresentam uma vida que ainda pulsa.

O espetáculo
No palco as memórias e divagações de um casal. No jogo cênico, a tensão e a busca incessante pelo momento exato da paixão perdida no tempo, como num bolero antigo. Em volta de sensações híbridas e lembranças do passado, Noite trás a tona o cotidiano de dois amantes que entre paixão, empoeiradas emoções e silêncios apresentam uma vida que ainda pulsa.

Ficha técnica
Direção, iluminação e cenário: Pépe Sedrez
Texto: Harold Pinter
Tradução: Stephan Baumgärtel
Atuação, figurinos, maquiagem, cenário, produção executiva: Valéria de Oliveira
Atuação, figurinos e cenário: Roberto Morauer
Trilha sonora original e canção: André Ricardo de Souza
Operação técnica: Osmar Domingos
Suporte técnico: Caroline Carvalho
Duração: 40m
Classificação etária: 16 anos

Público participa do espetáculo "Dois amores e um bicho"
Às 21h é a vez da Cia. Experimentus Teatrais se apresentar no II Festival Brasileiro de Teatro, com o espetáculo “Dois Amores e um Bicho”. Na peça, o público é convidado à sala de estar de uma adorável família às voltas com crimes do passado e do presente. Em um jogo perverso e patético, eles encenam e revivem o passado investigando os motivos que levaram Pablo, o pai, a espancar um cachorro até a morte há 15 anos. No presente, em um zoológico das redondezas, novos assassinatos de animais começam a ocorrer.


A encenação dos atores Jô Fornari, Marcelo F. de Souza e Sandra Knoll em “Dois Amores e um Bicho” está apoiada centralmente no jogo entre os atores, texto, espaço e público. Por meio de um espaço cênico íntimo, luz fixa, som ambiente (e não uma trilha sonora) eles criam uma atmosfera de proximidade entre plateia e espetáculo.

A plateia está disposta em três lados da cena como visitantes. Há dúvidas se o que vemos é uma peça de teatro ou se somos parte da própria peça. Na sala de estar da família Estefano, pai, mãe e filha manipulam o espaço e o tempo a partir de suas memórias. Em seu “teatro” familiar, eles revivem o passado, criam cenas de interrogatório, encenam outros incidentes para investigar mortes de animais no passado e no presente. Explora-se portanto um jogo que busca transformar a adorável visita do público em um encontro pouco controlável.

Ficha técnica:
Texto: Gustavo Ott
Direção: Daniel Olivetto
Tradução: Marialda Gonçalves Pereira
Elenco: Jô Fornari, Marcelo F. de Souza e Sandra Knoll
Preparação de atores e assistência de direção: Barbara Biscaro
Cenário: Roberto Gorgati
Figurino: Barbara Biscaro
Desenho de luz e projeto Gráfico: Daniel Olivetto
Duração: 55m
Classificação etária: 14 anos

Mesa Redonda
Sexta-feira, dia 19, às 10h, será realizada uma Mesa Redonda sobre a produção teatral itajaiense. Participarão do encontro os grupos Etc i Tal Artes Cênicas e Manipuladora de Formas, Anchieta Arte Cênica, Cia Mútua, Sua Cia. De Teatro, Grupo Porto Cênico, Cia. Experimentus Teatrais, Cia. Andante Produções Artísticas, Ospália, Cálice Expressão de Arte, Coletivo Terceira Margem. O encontro está aberto à comunidade e a participação é gratuita.

Nenhum comentário: